#INOVAREAPRENDER e SEC (Scratch Education Collaborative)
O Programa #Inovareaprender faz parte do Scratch Education Collaborative, uma iniciativa global que visa promover a educação em programação e criatividade através da plataforma Scratch. Essa parceria é fundamental para fortalecer a disseminação do uso do ambiente Scratch nas escolas ao redor do mundo, proporcionando oportunidades educacionais inovadoras, experiências de aprendizagem práticas, estimulando a criatividade dos alunos através da codificação. Saiba mais.
O que é Scratch Education Colaborative
O Scratch Education Collaborative é uma rede internacional de parceiros educacionais, desenvolvida pelo Scratch Foundation do MIT Media Lab. A colaboração incentiva educadores de diversas origens a se reunirem e compartilharem seus conhecimentos, melhores práticas e planos de aula usando o Scratch como ferramenta de ensino. Ao promover esta comunidade de apoio, o Scratch Education Collaborative fornece um recurso inestimável para professores que procuram formas inovadoras de integrar a ciência da computação nas suas salas de aula com projetos que promovem a resolução de problemas, a colaboração e o pensamento crítico num ambiente de aprendizagem casual e agradável
Scratch
Scratch é uma plataforma fácil de usar projetada para crianças e iniciantes aprenderem conceitos de codificação por meio de narrativa interativa e desenvolvimento de jogos. Com sua interface envolvente e blocos de código coloridos, o Scratch permite que alunos de todas as idades expressem sua criatividade enquanto aprimoram suas habilidades de raciocínio lógico.
Através do Scratch, os alunos aprendem habilidades computacionais essenciais, como resolução de problemas, raciocínio lógico e colaboração, enquanto se envolvem em projetos criativos e interativos. Além disso, é possível explorar uma extensa biblioteca de projetos compartilhados desenvolvidos por alunos e profissionais de todo o mundo no site Scratch.
Projetos
Scratch Day 2024
O evento Scratch Day – “Janela do Futuro” do #Inovareaprender teve como objetivo estimular a criatividade e o pensamento crítico dos participantes por meio de uma perspectiva sobre o mundo fora da janela, a partir da obra “Da Minha Janela”, de Otávio Júnior.
Esta iniciativa propôs desafiar nossas noções preconcebidas de realidade e percepção através das lentes do nosso entorno. Ao integrar os conceitos do livro em atividades práticas de codificação usando o Scratch, os participantes tiveram a oportunidade de explorar a narrativa, a resolução de problemas e a colaboração de uma forma dinâmica e envolvente. Este evento não apenas incentivou os alunos a desenvolver suas habilidades digitais, mas também promoveu uma apreciação mais profunda da literatura e da expressão criativa.
O evento foi direcionado a estudantes, educadores e comunidade em geral, com diversas atividades ligadas ao Scratch. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelos alunos durante a exposição. Além disso, foram realizados diversos workshops, como Game with Scratch, Scratch with Microbit, Unplugged Scratch e Scratch Junior – com foco em storytelling. Para os interessados em tecnologia, a experiência imersiva em Realidade Virtual oferecida pelo HUB-NF UFRJ foi um dos destaques.
Inovar Space 2024
O evento Inovar Space 2024, tendo como temática o espaço, visou estimular o interesse e a participação nos dos alunos da rede pública nos campos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Ao oferecer oficinas práticas e interativas relacionadas à exploração espacial, o evento teve como objetivo inspirar os jovens a considerar carreiras em campos científicos. A abordagem inovadora ao tema espacial não apenas desperta a curiosidade dos alunos, mas também os encoraja a sonhar alto e buscar conhecimento em áreas emergentes e desafiadoras.
O evento incluiu oficinas como a oficina de Satélite com a equipe da OBSAT, Planetário Itinerante, oficna de gamificação e uma exposição de veículos espaciais construídos com materiais recicláveis por alunos das escolas públicas. Além disso, o evento contou com a apresentação ao vivo de Houston, EUA, mostrando a proposta do experimento espacial MIND IN SPACE desenvolvido por alunos da escola Polivalente.
Scratch Day 2023
O Scratch Day 2023 no #Inovareaprender aconteceu em maio de 2023 e contou com a participação de alunos de diversas escolas dos municípios de Macaé e Rio das Ostras. Este evento, em comemoração ao Scratch, centrou-se na temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pretendendo promover o pensamento e o desenvolvimento de soluções sustentáveis. O evento contou com exposição de projetos estudantis desenvolvidos em escolas, além de diversas oficinas, entre elas Gamificação com Scratch, Scratch com Microbit, Scratch desplugado, Scratch Junior – Contação de Histórias, Química Virtual no Scratch (parceria com a Química UFRJ), e Realidade Virtual (parceria com o HUB-NF UFRJ). Matéria
Formação: Inovar para Incluir – Educação Inclusiva
O Inovar para Incluir é uma formação voltada aos professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no Apoio Pedagógico Específico (APE), da rede municipal de Macaé/RJ, com foco na utilização da tecnologia como recurso pedagógico na perspectiva da educação inclusiva. A utilização do Scratch, com produção plugada e desplugada, teve um destaque como prática pedagógica a ser utilizada com os alunos.
O AEE é voltado para alunos com múltiplas deficiências (autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação). Já as salas de APE recebem estudantes do 1º ao 5º ano, que apresentam transtornos funcionais específicos de aprendizagem, emocionais ou de comportamento da infância e adolescência.
Formação de Educadores
No #Inovareaprender foi realizada uma capacitação de educadores para os profissionais da Secretaria de Educação de Campos dos Goytacazes. A formação abordou temas relacionados à integração da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Foram realizados diversos workshops, incluindo LaserCut, Impressão 3D, Realidade Virtual e lógica de programação utilizando Scratch, tanto plugada como desplugada, como potenciais práticas tecnológicas.
Oficinas de Programação com Estudantes Universitários
As oficinas de programação realizadas com estudantes universitários fomentam o aprendizado interdisciplinar, promovendo o pensamento crítico. Durante estes workshops, os alunos são apresentados à plataforma Scratch, onde adquirem conceitos práticos de codificação e programação, com o objetivo de os aplicar em projetos de pesquisa. Essas oficinas são viabilizadas por meio de uma parceria entre o Programa #Inovareaprender e as universidades (UFRJ, UFF e FEMASS) localizadas no Campus Universitário de Macaé.
Matérias:
Scratch Day: Crianças e jovens exploram criatividade e tecnologia na Cidade Universitária de Macaé
Scratch Day: evento atrai estudantes de Macaé e região à Cidade Universitária
Professores participam de curso sobre inclusão
Inovar e Aprender participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Escolas participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia