#inovareaprender no III Seminario de Tecnologias Digitais na Educacao

O #Inovareaprender marcou presença no III Seminário de Tecnologias Digitais na Educação, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes, entre os dias 13 e 15 de Setembro/23, com o tema “A construção do conhecimento na cultura digital”. Segundo os organizadores, o evento teve como objetivo ampliar o diálogo entre docentes, discentes, pesquisadores, instituições parceiras e comunidade a partir de temas relacionados à educação, tecnologia e inovação e incentivar a realização de práticas pedagógicas inovadoras. A coordenadora do Programa #Inovareaprender, Luemy Avila, palestrou sobre a “Utilização da robótica como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem”.

OBr regional 2023

A modalidade prática da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023, aconteceu no dia 12 de agosto/23 no Instituto Federal Fluminense – Campus Cabo frio, e contou com a presença de 76 equipes de diferentes cidades e cerca de 300 participantes! Simultaneamente à competição de robótica, aconteceram mostras de drones, lançamento de foguetes e realidade virtual.

Diversas equipes das escolas municipais de Macaé participaram da olimpíada, sendo algumas classificadas para a etapa estadual da OBR.

#inovareprender na Semana nacional de ciencia e tecnologia

O Programa #Inovareaprender recebeu as Escolas da Rede Municipal de Ensino de Macaé, participantes do Programa Educação e Família do FNDE ( Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 18 a 21/10/22.

Participaram das oficinas alunos e pais/responsáveis. Foram ofertadas oficinas de programação Micro:bit e Scratch, além de experimentação de Realidade Virtual em Óculus Quest em parceria com a HUB-NF UFRJ.

OBr regional 2022

A etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2022, que aconteceu no dia 06 de agosto/22, no pólo da Universidade Federal Fluminense em Rio das Ostras, foi um sucesso! Equipes de várias cidades participaram da competição! E simultaneamente à OBR, aconteceram oficinas de Scratch in Practice com atividades plugadas e desplugadas provocando na garotada o desenvolvimento do pensamento computacional. As oficinas eram compostas de jogos de tabuleiro, contação de histórias com teatro de sombras, brincadeiras com o corpo, desafios de movimentação com peças, sequência lógica, e tudo com muita diversão e aprendizado!

Para a etapa estadual – Nível 1 – foram classificadas as equipes: 1º lugar – Alpha (Escola Canto dos Pássaros de Cabo Frio); 2º lugar – Trem Bala (E. Municipal do Sana de Macaé) e 3º lugar – SerraTec Kids (Escola Técnica Municipal Natalio Salvador Antunes de Macaé).

Para a etapa estadual – Nível 2 – foram classificadas as equipes: 1º lugar – Ragnarok (Sesi de Macaé); 2º lugar – Quarteto Fantástico (Escola Técnica Municipal Natalio Salvador Antunes de Macaé) e 3º lugar – Sanandroid (E. Municipal do Sana de Macaé).

Trilha sobre inovacoes nas praticas pedagogicas

A equipe de Orientação Educacional da SEMED Macaé convidou o #Inovareaprender para compartilhar sobre movimento “mão na massa” na educação. Uma série de três Lives acerca do tema! Um bate papo muito interessante!

#inovareaprender em reportagem ao porvir.org

Em reportagem ao site Porvir.org, Luemy Ávila, coordenadora do Projeto #Inovareaprender, fala sobre trabalhar a cultura digital e inserir o contexto de educação midiática nas aulas, e como isso é importante para preparar jovens e adultos para a vida em sociedade! Click aqui e leia a reportagem na íntegra!

curso educamidia 2021: formacao de educadores

Formação de educadores que propõe a aplicação desse conceito fundamental de Educação Midiática para uso das tecnologias para aprendizagem e autoria de conteúdos com consumo e disseminação responsável!

Scratch week 2021

Semana de muita interação e aprendizado, com oficinas, tutoriais e bate papo. O Scratch é uma ferramenta que possibilita a programação em blocos democratizando o processo de autoria das tecnologias e na semana do Scratch Week, mundialmente celebrada, foi possível escolher uma causa para iluminar com nossas construções, ou produção de animações e até de games. Veja como foi o Scratch Week!

Veja como foi o bate papo sobre SCRATCH na educação no canal do #inovareaprender. Foi incrível! Conheçam professores inovadores!

Arduino day 2021

De 29 de Março a 10 de maio/2021 aconteceu o Arduíno Day 2021 no #Inovareaprender. Muitas oficinas e soluções para celebrar o Arduíno, além de muitas ideias e diversão online! E o projeto selecionado no Arduíno Day foi o Projeto Semáforo do Daniel Ávila de Paula Oliveira do 9º ano da E. E. M. Polivalente Anísio Teixeira! E além de ter o projeto selecionado, Daniel ainda receberá uma placa de Arduíno para fazer além do simulador. Parabéns Daniel! E parabéns a todos os alunos que se dedicaram em criar um projeto e compartilhar suas idéias enriquecendo e inspirando o pensamento criativo.

torneio a vista

Inscrições encerradas!
As equipes da FLL devem indicar o seu
Projeto de Inovação para participar.
Encerrado!

#girlpower

Projeto: Protótipo de Maquina de Papel Reciclado. Vencedor do Desafio Inovar e de Bolsa do CNPQ na FECTI

Equipe da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, formada pelas alunas: Ana Caroline de Araújo Barros, Ana Leticia de Amorim Arão, Julia Galvão Costa Paulino e pela professora orientadora Erica Scheffel, foi a vencedora do Desafio Inovar na categoria de projetos do 8° e 9° anos. O desafio proposto pelo Laboratório #InovareAprender tinha por objetivo incentivar a inovação, pesquisa e desenvolvimento do pensamento científico, contribuindo para o processo de construção de novas tecnologias e formação de um cidadão crítico, responsável e consciente das responsabilidades do seu tempo, ambiente e sociedade.

Com o projeto: Protótipo de Maquina de Papel Reciclado, as meninas venceram o Desafio Inovar em sua categoria e por isso tiveram a oportunidade de disputar a FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, onde também foram destaque e receberam uma  Bolsa de Iniciação Científica Jovem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em função da bolsa recebida, o “Protótipo de Massa do papel reciclado” será alvo de estudos específicos e relatórios até o final deste ano. O objetivo é intensificar a pesquisa e incentivar a reciclagem na comunidade escolar através deste lindo projeto.

Ana Letícia, Júlia e Ana Caroline se mostram surpresas e felizes com a bolsa e compartilham o mesmo sentimento “pesquisar cada vez mais”. “Amamos ciência e robótica. Conquistar a bolsa foi muito gratificante”, confirmam. Já a professora Erica Scheffel, observa que o reconhecimento do projeto representa muito, tanto para escola quanto para o programa #InovareAprender. “Cada vez mais a sociedade depende de dispositivos eletrônicos. Esta bolsa será mais um incentivo para os alunos, pois poderemos ainda mais despertar o interesse pela ciência e tecnologia”, destaca a professora.

educacao midiatica: formacao de educadores

Live incrível do curso de formação de educadores Educação Midiática com a participação especial da Mariana Mandelli do Instituto Palavra Aberta / programa @educamidia. Vale a pena assistir!!! 🙂

DESAFIO #INOVAREAPRENDER

Engrenando com cafe: Crescendo com robos

Mais um bate-papo incrivel!

Engrenando com cafe

Clique aqui e assista. Imperdível!!!

O inovareaprender na construcao do seu novo mascote: O “alquim”.

Veja mais…

a educacao nao para

O inovareaprender a todo vapor na producao de mascaras tipo faceshield

Robotca no combate a Covid-19

Competição criada pelo SESI desafia participantes de torneios de robótica das redes públicas e privada a criarem soluções que minimizem os impactos da pandemia.

Leia mais...

12 de maio: dia do enfermeiro

Visit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Youtube